terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Sobre presentes e feminismo

Passadas enfim as festas de final de ano (e então como foram na sua casa? espero que muito felizes) posso fazer uma confissão? Gente, eu não sei comprar presentes para meninas!

Não é brincadeira, não! Era dia 21 de dezembro e me vi andando por mais de 3 horas pelo centro do Rio atrás de presentes para as quatro mocinhas da família e nada! os presentes masculinos foram todos comprados em uma hora no máximo (presentes para 9 meninos com idades e gostos muito diferentes).

Como era mais fácil na minha época! Era só me presentear com uma Barbie e estava garantida a festa mas os tempos politicamente corretos de hoje é uma dificuldade. Para cada presente pensado vinha na minha cabeça um porem pertinente:

  • Barbie: É anti-feminista e blá-blá blá whiskas sachê.
  • Panelinhas e afins: É anti-feminista, estimula a cultura da dona-de-casa e blá-blá blá whiskas sachê.
  • Livros : Ok é feminista né? mas as crianças tem menos de 2 anos e todos os modelos que encontrei para essa faixa de idade eram de personagens ou princesas e nesse caso vocês já sabem... blá-blá blá whiskas sachê

Como mãe de meninos posso fazer aqui uma defesa e ao mesmo tempo uma confissão? quando criança dificilmente era a mãe das bonecas, eu sempre preferi ser a médica e posteriormente a médica de cabeça (ou psicologa como preferirem) das bonecas. E o melhor método de tratamento era um sorvete de lama seguido de afagos na cabeça para a "maluquice passasse".

Acabei mesmo me formando em psicologia mas me tornei uma bem-resolvida dona-de-casa. Prevejo pedras no caminho.

E a quem interessar possa acabei optando pelo já testado e aprovado conjunto de baldinho de praia sem personagens.